SPFC: o mais querido

14
1377

Um dos mais vitoriosos clubes do Brasil nos últimos 20 anos, o tricolor paulista tem um começo de história confuso. Fundado em 1930 e refundado em 35, depois de um período de inatividade, comemora hoje o Dia do Tricolor, na data oficial de sua fundação como São Paulo Futebol Clube.

São inúmeras as tradições que carrega, como a dos uruguaios são paulinos, em função do sucesso que Pablo Forlán, pai de Diego Forlán, craque da Copa da África, Pedro Rocha, Daryo Pereira e, mais recentemente, Diego Lugano fizeram no clube. Também é tido e reconhecido como o mais organizado clube brasileiro, dentre outras coisas, por sua estrutura fora de campo. Além do estádio do Morumbi, que já foi o maior estádio particular do mundo (atualmente é o 8º maior), e que vem passando por várias modernizações e reformas nos últimos anos, possui um dos mais modernos Centros de Treinamento do país.

São 21 títulos paulistas, seis Campeonatos Brasileiros, com um inédito tricampeonato legítimo, um Rio-São Paulo, três Libertadores e três Mundiais, recorde entre os clubes brasileiros. Inúmeros e inesquecíveis craques já vestiram sua camisa preta, branca e vermelha: Friedenreich, Zizinho, Leônidas da Silva, Gérson, Raí, Rogério Ceni, Waldir Peres, Roberto Dias, Pita, Mário Sérgio, Cafu, Oscar, Bellini, Falcão, Muller, Silas, Bauer, Ruy, Noronha, Careca, Zé Sérgio, Leonardo, Serginho Chulapa, Friaça, França, Luis Fabiano, Ronaldão, Toninho Guerreiro, Canhoteiro, De Sordi e Toninho Cerezo entre outros. Impossível também não citar Telê Santana, que comandou o clube em algumas de suas maiores conquistas, Vicente Feola, Parreira, Rubens Minelli, Cilinho, Muricy…

COMPARTILHAR
Post anteriorGlossário do Futebol – Matador
Próximo postDiamante Negro
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.

14 COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.