O pai do Gol de Placa

0
685

A expressão você já conhece. Quando alguém faz algo extraordinário, você diz que foi um Gol de Placa. O autor você, provavelmente, também conhece, mas talvez não saiba que foi ele que a criou. Será que você imagina porque ela foi criada?

Joelmir Betting é jornalista e sociólogo; começou sua carreira como repórter esportivo em 1957, nos jornais O Esporte e Diário Popular. Em 1962 mudou de editoria, passando a falar sobre economia. Muitos atribuem a mudança ao fato de ele não conseguir esconder seu amor pelo Palmeiras, o que estaria “contaminando” seus comentários. Atualmente é um dos mais respeitados comentaristas de economia do Brasil.

A expressão Gol de Placa surgiu em 05 de março de 1961, no Maracanã, quando Pelé arrancou do meio de campo driblando vários jogadores do Fluminense e marcou o gol que é considerado o mais bonito da história do estádio, na vitória do Santos por 3 x 1. Não confundir com o gol mais bonito da carreira do Rei. Todo o estádio se encantou. Foram dois minutos marcados de aplausos, vindos de torcedores dos dois times. Joelmir ficou empolgado e, como forma de homenagear esse momento único do futebol mandou confeccionar a placa que você vê ao lado.