Associazione Calcio Milan

2
744

Quando a gente faz a relação de ex-craques de algum dos nossos clubes, causa espanto. O que dizer então dos grandes clubes europeus, com todo seu poderio econômico. O Milan é um desses clubes que devem deixar seus torcedores em dificuldades na hora de definir seu time ideal, sua seleção de todos os tempos. Surgiu como clube de críquete, mas foi no futebol que criou uma marca global e de grande destaque no cenário mundial.

Divide o estádio Giuseppe Meazza, que prefere chamar de San Siro, a cidade e a história com seu maior rival, a Internazionale de Milão, que está prestes a conquistar mais um Mundial Interclubes. O Milan tem quatro, considerando os títulos de 1969, 89, 90 e 2007. Além desses, possui sete da Liga dos Campeões da UEFA, cinco Supercopas Européias, 17 Campeonatos Italianos, cinco Copas da Itália e muitos outros de menor expressão. Foi a partir de uma discussão sobre a utilização ou não de jogadores estrangeiros em seus quadros que houve um racha e surgiu a Inter, em 1908.

Com suas cores, já desfilaram Albertosi, Gullit, Buffon, Desailly, Amarildo, Baggio, Altafini, Trapattoni, Oliver Bierhoff, Inzaghi, Gattuso, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Van Basten, Pato, Shevchenko, Donadoni, Leonardo, Schiaffino, Gianni Rivera, Collovati, Tassotti, Alessandro Nesta, Pirlo, Rui Costa, Seedorf, Gunnar Gren, Gunnar Nordahl, Nils Liedholm, Cesare e Paolo Maldini e Franco Baresi, entre muitos outros. Sobre esses últimos, cabe destacar que sua relação com o clube está eternizada. Os números 3, de Paolo Maldini e 6, de Franco Baresi, foram aposentados pelo Milan.

É o clube com maior número de títulos internacionais da história. Rica história.

COMPARTILHAR
Post anteriorDiamante Negro
Próximo postMemorial do Corinthians
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.

2 COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.