Nesse domingo temos eleição no Brasil! E a marca política também ficou impregnada para sempre em uma das músicas mais espetaculares já feitas para o futebol. Pra Frente Brasil é inevitavelmente associada com a Copa de 70 e com a ditadura militar que vigorava no Brasil naquela época.
Os filmes e documentários feitos sobre aquele momento político mostram como a esquerda e os combatentes do regime tentaram “torcer contra” aquele time por temerem um uso político ainda maior e pelo simbolismo daquele “Brasil grande”. Mostram também como essa torcida contra durava até o primeiro lance do maior time de futebol de todos os tempos. Pra termos uma idéia, nada menos do que cinco craques que usavam a camisa 10 em seus clubes estavam juntos em campo: Rivellino, Gérson, Tostão, Jairzinho e Pelé.
Esses filmes e documentários, e a própria ação do tempo, acabaram por amenizar o uso político. Para mim, ficou a sensação de que, apesar de tudo, é possível fazermos um país melhor, unindo os mesmos ingredientes daquele time: talento e trabalho duro.
Que saibamos fazer boas escolhas! Pra Frente Brasil.
[…] que brilhou mais. Defendeu o English Team nas Copas de 62, 66, a única vencida pelos ingleses, e 70. Nas 73 partidas que fez pela seleção de seu país, passou 35 sem sofrer […]
[…] Santos de Pelé. Pela seleção brasileira, marcou 36 gols em 65 jogos e participou da conquista da Copa de 70. Médico, culto e politizado, atualmente exerce a função de comentarista esportivo e escreve para […]