Corinthians – Paixão 100 Limites

14
1694

Na noite de 1º de setembro de 1910, numa esquina do Bom Retiro… certamente você tem ouvido muito essa parte da história do Sport Club Corinthians Paulista. O centenário do clube, que acontece hoje, mobilizou torcida, historiadores, imprensa esportiva e até mesmo quem torce por outros times. A grandeza do clube e sua invejável torcida explicam tudo.

São vários os momentos gloriosos e inesquecíveis. Muitos deles extrapolam o futebol e ganham ares de movimentos sociais, como a Democracia Corintiana, liderada pelo Doutor Sócrates ou o título de 1977, já retratado aqui no Futebol-Arte e que, para muitos, representou a “libertação de uma nação”, em função do jejum de 23 anos sem títulos. Também houve a invasão do Maracanã, o título do IV Centenário, o Mundial de 2000, chamado pelos rivais de Torneio de Verão e muitos, muitos outros.

Da primeira camisa, de cor bege, ao tradicional uniforme alvinegro usado até os dias de hoje, muitos craques se destacaram: Gilmar, Wladimir, Del Debbio, Sócrates, Roberto Belangero, Luisinho, Tevez, Rincón, Neto, Marcelinho Carioca, Dida, Gamarra, Biro-Biro, Rivellino, Ronaldo, Palhinha, Servílio, Casagrande, Zé Maria, Ronaldo (goleiro), Brandão, Garrincha (em passagem apagada no fim da carreira) e o Pé de Anjo Basílio.

Há dezenas de canções, livros, filmes e outras manifestações artísticas homenageando o time. Impossível deixar de falar da Gaviões da Fiel, de Vicente Matheus, Oswaldo Brandão, Mano Menezes e do envolvimento do clube no dia a dia da cidade de São Paulo. Parabéns Corinthians e que venha um estádio próprio como presente.

Importante: o título desse post é uma homenagem aos meus amigos, profissionais da Agência MECA.

14 COMENTÁRIOS

  1. Oláa meu querido Prof , falei que gostei muito do seu blog né ? Pois ennnntão , hoje vi que ele ficou melhor ainda rs !.

    Obrigado por prestigiar no seu blog , O Meu Time , o Time de uma nação inteira !

    Hoje o mundo parou , pra falar do Corinthians , que seja para o bem ou para mal ,Mas hoje td boca pronunciou o tão amado e odiado Corinthians Paulista !

    Parabéns pra mim rs que tb nasci hoje

    e Pro Coringão !

    Só sente , esse amor , esse carinho , esse gosto de ver jogar ,
    quem é , quem sabe o que é ter o orgulho de ser Corinthiano.

  2. […] Corinthians e Vasco jogam hoje pela oitava rodada do Brasileirão. Esse confronto já rendeu boas histórias, algumas famosas outras nem tanto. Pouca gente sabe, por exemplo, que uma das estrofes do hino do Timão está lá por conta de uma vitória contra o time carioca. Em 1930 os campeões de São Paulo e Rio de Janeiro disputaram um mata-mata valendo a Taça dos Campeões e como o time paulista venceu os dois jogos incluiu “…o campeão dos campeões…” em seu hino. Seus torcedores também se lembram da final do Mundial da FIFA, em 2000, quando os times fizeram a final e o Corinthians levou o título. Mas as alegrias também existiram para os vascaínos. Em 2007 os cariocas venceram por 1 x 0 e ajudaram a derrubar o Corinthians para a segundona do Campeonato Brasileiro. Outra vitória marcante dos cariocas foi a do retorno de Roberto Dinamite de sua breve passagem pelo Barcelona. Em sua primeira partida fez os cinco gols da goleada Vasco 5 x 2 Corinthians. Roberto DinamiteVasco da Gama tua fama assim se fezChocolates TimãoCanta, canta VascaínoCarteira com “Rezistro”Gordurinhas no TimãoVASCO TV no arBarbosa, 50 anos de prisãoOs dez mais do Vasco da GamaBebeto, o parceiro de Romário jogos […]

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.