A coreografia do “jogo bonito”

2
864

Outro dia li uma crônica no jornal O Estado de São Paulo, de cujo autor não me recordo o nome, dando os parabéns a Palmeiras, Santos e São Paulo. A “ironia” é que era o dia do aniversário do Corinthians. Basicamente o texto dizia que o aniversariante “devia” parte de sua grandeza aos rivais, aos desafios que eles lhe traziam, e vice-versa, claro. No texto, ele mencionava o desejo de ter um estádio próprio, a busca pela Libertadores, a difícil situação de enfrentar o Santos de Pelé e a Academia de Ademir, e assim por diante…

Venho refletindo sobre isso há algum tempo. Não são apenas os rivais, condição trazida pelas circunstâncias das competições esportivas, mas também os parceiros nos ajudam a crescer. Claro que você pode dançar sozinho, mas jamais poderá fazer de sua vida um espetáculo solo. Sempre haverá alguém com quem conviver, com quem negociar as milhares de decisões do dia a dia, seja a escolha do lugar em que você vai morar com seu parceiro ou parceira, o desconto que você pede na feira, a definição do passeio que a turma vai fazer ou o lugar que você cede a um desconhecido no metrô.

Gostemos ou não, interagimos o tempo todo, em torno de decisões pequenas e grandes. Nossa forma de negociar é que mostrará quem somos, bons ou maus dançarinos…

Para sobreviver, para se consagrar para seu público mais importante, você mesmo, é necessário “…ser mais inteiros e parceiros. Parceiros de dança. Parceiros na vida”, aproveitando uma frase importante, que recebi em um e-mail mais importante ainda, de alguém que às vezes parece não se dar conta do tamanho de sua importância.

Às vezes você vai conduzir, em outros momentos será conduzido… nem sempre teremos clareza de toda a situação. Nosso olhar sempre contempla apenas um ângulo, jamais a imagem toda, mas somente se entregando com todas as forças à dança da vida é que mostramos estar vivos. É ótimo ter um bom parceiro para dançar!

2 COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.