“Apenas” Fontaine

2
1037

Quem assistiu a última Copa, na África, ouviu comentários sobre como o alemão Klose se aproximava do nosso Ronaldo Fenômeno no ranking de maiores artilheiros de todos os tempos, em Copas do Mundo. Pois Ronaldo continua na frente, com 15 gols, marcados em três mundiais diferentes, 98, 02 e 06. Logo atrás dois alemães, Klose, que marcou 14, distribuídos entre 2002, 06 e 10 e seu compatriota Gerd Muller (70 e 74). Pelé, o maior futebolista de todos os tempos fez 12, entre 58, 62, 66 e 70.

Nenhum deles no entanto supera Just Fontaine. Nascido em Marrakesh, em 18/08 de 1933, ele é o maior artilheiro de uma Copa do Mundo, com “apenas” 13 gols no Mundial, todos marcados em 1958, na Suécia. Jogou pela França, já que Marrocos era protetorado dos Le Bleus.

Pouco depois dessa Copa, Fontaine sofreu uma contusão que encerraria prematuramente sua carreira. Tornou-se presidente da União Francesa dos Jogadores de Futebol, em que lutou por melhores condições para os atletas, para que não e repetissem casos como o seu.

COMPARTILHAR
Post anteriorLiteratura e Memória do Futebol
Próximo postTaça Libertadores!
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.

2 COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.