Friedenreich – Nosso primeiro craque

6
871

Nascido em 18/07/1892, Arthur Friedenreich, apesar do sobrenome alemão, foi um dos primeiros craques do futebol brasileiro, dominando as décadas de 10, 20 e 30.

Sua história é marcada por uma confusão em relação ao número real de gols que teria feito em sua carreira. O Guiness Book of Records atribui a ele 1.329 gols. o que seria fruto de um erro na impressão do livro Gigantes do Futebol Brasileiro, de 1965, de João Máximo, que tinha a informação de que o número correro seria 1.239. Mais recentemente, em 1999, em sua biografia O Tigre do Futebol, do jornalista Alexandre da Costa, o número de gols comprovados seria de “apenas” 554, em 561 partidas.

Assim, El Tigre, como era chamado pela imprensa de nossos adversários uruguaios, teria uma média de 0,99 gols por partida; apenas para efeito de comparação, Pelé marcou, comprovadamente, 1.282 gols em 1.375 jogos, o que dá uma média de 0,93 gols por jogo.

Artilheiro nove vezes do campeonato paulista, viveu sua glória e frustração na seleção brasileira. Em 1919 fez o gol do primeiro título sul-americano da seleção brasileira, contra o Uruguai, na terceira prorrogação. Esse gol inspirou Pixinguinha a compor o chorinho “1 x 0”.

Em função de brigas políticas entre dirigentes cariocas e paulistas, não disputou a Copa de 1930, sua grande frustração no futebol.

COMPARTILHAR
Post anteriorGames de futebol online
Próximo postTaça Jules Rimet – É nossa!
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.

6 COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.