Livro “À Sombra de Gigantes”

0
622

Projeto em fase de captação de recursos via financiamento coletivo.

SOBRE O LIVRO

Com os grandes clubes da Europa cada vez mais populares e passando na TV, pode até não parecer, mas existe um outro lado do futebol europeu: um lado em que a maioria dos clubes não vence títulos, as torcidas são pequenas e o amor não é medido em conquistas. Durante 50 dias de viagem, visitei 10 cidades diferentes, em 8 países da Europa e assisti a 15 jogos para escrever sobre 13 clubes pequenos.

Mas não qualquer clube pequeno. O ponto em comum entre todos é ser de uma cidade com um vizinho gigante (seja por tradição ou por força econômica). Queria entender estes torcedores e a resiliência deles, grupos que sobrevivem em cidades conhecidas por Real Madrid, Barcelona, Bayern, Juventus, e assim por diante.

Futebol dentro do estádio ainda é a grande força motriz, e neste aspecto, o livro é também um guia de viagem, com todas as furadas, experiências e algumas dicas caso um dia alguém resolva replicar tamanha louc…digo, aventura. Tem um quê de história, do nacionalismo catalão ao passado comunista da Alemanha Oriental. E, é claro, muito do que faz o futebol muito mais do que futebol, no Brasil ou na Europa.

Dos ativistas do St. Pauli aos brigões do Millwall, da classe operária do Rayo Vallecano à elite do Sparta Roterdã, o livro também procura explorar a relação social e familiar dos torcedores com suas cidades, bairros, e clubes de coração. O que não muda é a paixão pelo futebol. E essas histórias sempre valem a pena.
Recompensas
Para saber mais e/ou colaborar, acesse https://www.catarse.me/asombradegigantes.