Livro: “Onde a coruja dorme e outras histórias”

0
726

O primeiro livro da tabelinha entre o casal de jornalistas Aline Bordalo e Alexandre Araújo, “Onde a coruja dorme e outras histórias” leva o público infanto-juvenil a se jogar em contos que unem expressões do universo do futebol e animais.
A ideia da obra surgiu casualmente, quando Aline esteve no programa de rádio comandado por Alexandre para a divulgação de seu primeiro livro, o infantil ‘O quero-quero artilheiro’. “Durante a entrevista, ele perguntou se eu ia escrever outro [livro] e sugeriu até o título, ‘Onde a coruja dorme’. Gostei e comecei a escrever. Um ano e meio depois, por acaso, nos reencontramos e começamos a namorar. Eu contei que estava escrevendo o livro que ele havia sugerido e perguntei se gostaria de terminar a história. Ele terminou”, conta Aline.

A autora conta que o processo de criação foi breve e as histórias surgiram das vivências do casal. Alexandre é compositor de samba e roteirista, e ela, escreve desde os oito anos de idade. “’O drible da vaca’, por exemplo, escrevemos no avião, voltando da Espanha, onde havíamos visitado uma arena de touros”, completa.

: Os autores, Alexandre Araújo e Aline Bordalo, durante o lançamento do livro. (Arquivo Pessoal)
: Os autores, Alexandre Araújo e Aline Bordalo, durante o lançamento do livro. (Arquivo Pessoal)

Aline destaca a presença das expressões futebolísticas no vocabulário brasileiro. “As crianças aprendem o significado delas bem cedo. Seu uso na escrita acaba aproximando o leitor da história”. Então, a escolha dos autores conecta expressões e personagens que as representam.

De acordo com a jornalista, o livro possui linguagem leve e informal, além de informações que contribuem para o conhecimento do leitor mirim. “Escolhi batizar um dos quero-queros como Garrinchinha, para fazer com que os pais contem aos filhos quem foi Garrincha. O companheiro dele também, o Canhotinha. Ótima ‘deixa’ para falar do nosso eterno Canhotinha de Ouro, o Gerson”.

Mais golaços devem surgir desta dupla. “Queremos escrever outras histórias voltadas para o público infanto-juvenil. E quem sabe transformar as histórias em peça de teatro”, finaliza Aline Bordalo.

Informações
Onde a coruja dorme e outras histórias

Autores: Aline Bordalo e Alexandre Araújo
Ilustração: Mauro Britto
Editora: Livros Ilimitados – disponível também em audiolivro, com narração dos próprios autores.

Raíssa Fernandes, jornalista. Uma “perna de pau” que ama seu time e o futebol. Por aí e em busca de boas histórias!