Homenagem ao Nacional Atlético Clube

1
541

Foi aprovado na Comissão de Transportes e Comunicações, da Assembleia Legislativa de São Paulo, o Projeto de Lei 43, de 2016, de autoria do deputado Luiz Fernando Teixeira (PT), que presta homenagem ao Nacional Atlético Clube, dando a denominação de “Estação Nacional – Água Branca” a atual “Estação Água Branca” da Linha 7 – Rubi da CPTM, em São Paulo.

A história do clube está atrelada a própria origem do futebol no Brasil, Isto porque, a primeira partida de futebol no Brasil aconteceu no ano de 1895, e foi protagonizada por Charles Miller e outros ingleses radicados em São Paulo, entre os funcionários da Companhia de Gás e os da São Paulo Railway, companhia inglesa que tinha a concessão para o uso e domínios do sistema ferroviário do Estado de São Paulo.

Em 16 de fevereiro de 1919, estes funcionários da São Paulo Railway organizaram um time de futebol, com o nome da própria companhia, o qual veio a se chamar, posteriormente, de Nacional Atlético Clube.

O nome do clube, que Inicialmente era São Paulo Railway Athletic Clube, teve sua denominação alterada para Nacional Atlético Clube em razão do término da concessão de serviços da empresa no Brasil em 1946. Mesmo com a mudança, manteve as cores iniciais, o azul, o vermelho e o branco, em alusão a bandeira da Inglaterra.

No ano de 1935, ainda com seu antigo nome, ao lado de outros clubes da capital como São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa, foi um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol. No ano seguinte, participou de seu primeiro campeonato profissional, o Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

“É inegável a identidade do Nacional Atlético Clube não só com a cidade de São Paulo, mas com a história do futebol no Brasil, sendo justa a homenagem de nomear a estação de trem mais próxima de sua sede, Estação Água Branca, na linha 7 – Rubi, da CPTM como Nacional-Água Branca, uma vez que é vasta a tradição de nomear-se as estações de trem e metrô no Estado de São Paulo com os nomes dos clubes de futebol situados em suas redondezas, como é o caso de “Corinthians-Itaquera” e “Palmeiras-Barra Funda” entre tantas outras.” declarou Luiz Fernando

Luiz Fernando foi presidente do São Bernardo FC, clube que está na elite do futebol paulista, e hoje é presidido por seu filho, Thiago Ferreira.

Fonte: Assessoria de Imprensa

1 COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.