Livro Conta Odilon Moraes: O Presente + Ismália – com a Cia Circo de Trapo

0
464

Durante o mês de janeiro, o “Livro Conta” homenageia o escritor de literatura infanto-juvenil e ilustrador Odilon Moraes, autor de “A Princesinha Medrosa”, “Pedro e Lua”, “O Guarda-Chuva do Vovô”, entre outros títulos.

A história do “Livro Conta” deste sábado é baseada no livro-imagem “O Presente” e no livro-objeto “Ismália” e conta com a participação de Odilon Moraes.

No livro “O Presente”, um menino é convidado para uma “pelada” com os amigos logo após assistir, pela televisão, à derrota do Brasil em uma partida da Copa do Mundo. Com um gol de placa, ele abranda a decepção que sentira ao ver a seleção ser desclassificada. Ao fazer um belo retrato sobre os sentimentos que o esporte suscita, este é mais do que um livro sobre o futebol.

Ismália é um pequeno livro, raro, quase artesanal, em que Odilon Moraes faz uma leitura extremamente autoral ao transformar em cor, tato e movimento o célebre poema de Alphonsus de Guimaraens (1870-1921), Ismália. Ele vem dentro de uma caixinha, cabe na palma da mão, tem uma capa revestida de tecido e suas páginas se emendam como uma sanfona. Ao abri-lo, o leitor é convidado a mergulhar em imagens – lindas aquarelas em tons de marrom – que desdobram, quadro a quadro, os versos do grande poeta mineiro.

Antes e após a contação de histórias, haverá mediação de leitura dos livros do autor com a Cia. Circo de Trapo.
CiaTrapo
30/01, das 12 às 15h
Sesc Itaquera – Sede Social
Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera – São Paulo – SP

Fonte: Sesc