Blog Action Day 2013 – Direitos Humanos

1
436

Blog Action Day é um evento anual que busca unir blogueiros do mundo todo em torno de um mesmo assunto, gerando reflexões, desencadeando discussões positivas, aumentando a consciência e levando a mudanças.

O Futebol-Arte já participa do Blog Action Day há alguns anos, já tendo abordado a questão do uso da Água no planeta e do Jogo Limpo. Agora, para 2013, a proposta é falarmos sobre Direitos Humanos.

No caso específico deste blog, juntar futebol com direitos humanos permite inúmeras abordagens; seria possível resgatar o que se falou no ano passado sobre fair play, falar sobre racismo ou homofobia no futebol, mencionar algo sobre violência nos estádios e relacionar isso com o ambiente social etc. etc. etc.. No entanto, se ontem mesmo no post A educação e o futebol, foi necessário mencionar o 2º Congresso Esporte de Alto Desenvolvimento: Futebol Além das Quatro Linhas para dar alguns exemplos de palestras realizadas, teremos que repetir a estratégia e mencionar a presença de Fernando Godoy, da ONG Spirit of Football em uma das mesas de debate.

Dentre outras coisas, Fernando mencionou o projeto Pintando a Liberdade, em que detentos atuam como artesãos fabricando bolas de futebol, redes, camisetas e bonés que posteriormente são doados para projetos educativos com crianças. Desta forma, detentos aprendem uma profissão, o sistema penitenciário se aproxima um pouco daquilo que é o seu papel (reinserção dos presos na sociedade) e ainda colabora para que crianças sejam tiradas das ruas. O vídeo explica melhor o projeto.

Muita gente ainda torce o nariz quando se fala em Direitos Humanos, como se a ideia fosse “defender bandidos”. Vale a pena esclarecer que o conceito é outro: garantir a todos os seres humanos do planeta, indistintamente, dentre outros, o direito à vida, propriedade, liberdade de pensamento, de expressão, de crença, igualdade de todos perante a lei, direito à nacionalidade, de participação política; direito ao trabalho, à educação, à saúde, à moradia, direito à paz e ao progresso.

Talvez essa seja uma boa oportunidade para conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ajude a espalhar essa mensagem!

#OCT16, #Humanrights, #BlogActionDay

1 COMENTÁRIO