Hangout: O marketing nos clubes de futebol no Brasil

4
730

Desde o início, três anos atrás, a ideia do Blog Futebol-Arte sempre foi mostrar uma espécie de “lado b” do futebol; trazer as relações desse esporte com as diferentes linguagens artísticas e abordar aspectos que nem sempre interessam à chamada “grande mídia” e, muitas vezes, acabam ficando meio de lado.

Há poucos meses incorporamos, além das entrevistas feitas em estúdio, como as já publicadas com Sérgio Paz e Caio Vilela, os Hangouts. Nesse caso, muitas vezes pagamos um preço pelo “pioneirismo”; nem sempre as coisas saem como o esperado. Nos primeiros, na Copa das Confederações, a coisa foi evoluindo aos poucos, Primeiro Hangout, meu Boeuf Bourguignon, Segundo Hangout, Quase Lá e Terceiro Hangout, Desossando o Pato.

A partir daí já tentamos outros Hangouts, algumas vezes com e outras sem sucesso. Ainda não conseguimos realizar o bate-papo sobre o Futebol e as Relações de Consumo, mas tivemos um bate-papo pra lá de interessante com Maurício Rito sobre O Design dos uniformes de clubes de futebol.

AmirAgora, foi a vez de conversar com Amir Somoggi, um dos maiores especialistas em marketing esportivo do Brasil e membro da Academia Lance!, sobre o marketing desenvolvido pelos clubes de futebol no Brasil, as oportunidades e desafios desse segmento, comparação com os clubes europeus, ações recentes e perspectivas diante da Copa 2014. Em alguns momentos do vídeo, é possível notar problemas na conexão, o que ocasiona uma pequena falta de sincronia entre o vídeo e o áudio; em outros momentos há certa redundância, quase um eco, nas respostas, mas o mais importante é que tudo ficou compreensível.

Para quem se interessa pelo tema, estudantes e profissionais de comunicação e marketing, torcedores, profissionais da área esportiva e interessados em geral, a conversa apresenta um material interessante e bem atual para curtir e utilizar como referência.

4 COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.