História da Fifa e da criação da Copa do Mundo vai virar filme

0
398

JulesRimetGérard Depardieu interpretará Jules Rimet, presidente da entidade máxima do futebol por 33 anos

A história da Fifa e da criação da Copa do Mundo será contadas em um filme francês. O ator Gérard Depardieu vai interpretar Jules Rimet, presidente da entidade máxima do futebol por 33 anos.

O início das gravações está previsto para junho do ano que vem, na Europa, África e América do Sul. O filme, ainda sem título divulgado, será produzido pela Thelma Films e pela Leuviah Films. O custo da produção será de 18 milhões de dólares.

Depardieu, que adotou em janeiro a nacionalidade russa, retornou a Paris para rodar o filme. Jules Rimet é o grande responsável pela criação da Copa do Mundo, em 1930.

O dirigente francês tornou-se presidente da Fifa em 1921. Nove anos depois, inspirado no sucesso do torneio de futebol nas Olimpíadas de Paris, em 1924, e Amsterdã, em 1928, Rimet criou a Copa do Mundo.

Durante cinco edições, até 1954, o presidente de Fifa entregou o troféu para os capitães das equipes campeãs. Em 1946, quando o francês completou 25 anos à frente da entidade, a taça do Mundial recebeu seu nome. O fato durou até a Copa de 1970, quando o Brasil venceu a competição pela terceira vez e conquistou o troféu de forma definitiva.

Enquanto foi mandatário da Fifa, mais de 60 federações se filiaram à entidade. O número passou de 20 para 85 seleções. Em junho de 1954, Jules Rimet foi nomeado presidente honorário da federação. O dirigente morreu em 1956.

Imagem extraída do Portal da Copa: Jules Rimet, que esteve à frente da Fifa por 33 anos, de 1921 a 1954.

Fonte: Portal da Copa