PUBLIEDITORIAL: Canarinho e Azurra

0
525

A Copa das Confederações 2013 está se aproximando e a edição desse ano será realizada no Brasil. As oito seleções participantes serão divididas em dois grupos de quatro, classificando-se para as semifinais os dois melhores colocados de cada chave.

Grupo A: Brasil, Japão, México e Itália
Grupo B: Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria

Ao longo da história dessa competição cinco seleções já saíram vencedoras; o Brasil lidera com três conquistas (97, 05 e 09), França vem em seguida, com duas conquistas (01 e 03), completando a lista o México (99), Dinamarca (95) e Argentina (92).

Curiosidades sobre alguns dos Participantes

Por causa da derrota na final da Copa de 1950 frente o Uruguai, nossos dirigentes resolveram mudar o uniforme da seleção e, para isso, realizaram um concurso. O gaúcho Aldyr Garcia Schlee foi o vencedor e, a camisa do Brasil passou a ser verde-amarela. No ano seguinte, durante a Copa de 1954, surgiu o apelido “Seleção Canarinho”, dado pelo radialista Geraldo José de Almeida.

Em função da predominância da cor azul na camisa da Itália o time ficou conhecido como Squadra Azurra. A cor é uma homenagem à antiga casa real italiana de Savoia, cuja família reinou por um longo período entre os séculos XIX e XX. A seleção italiana é a segunda maior vencedora na história das Copas do Mundo, com quatro conquistas até o momento.

FutFanaticsEstá chegando a hora de torcer e nada melhor para os fanáticos por futebol do que fazer isso vestindo a camisa de sua seleção ou clube de preferência.