Julie, Julia & Edi

40
1440


Quando alguém fala de futebol, necessariamente está falando também de uma boa equipe. Em campo, tudo começa com um bom goleiro, passa por jogadores fortes, outros habilidosos, alguns velozes, mas necessariamente, todos comprometidos.

Na vida também é assim. Uma boa equipe por perto, gente com quem você pode sempre contar, com habilidades complementares as suas, faz tudo ficar mais fácil e divertido.

O título desse post mistura um pouco de ficção (baseada na realidade) e realidade. Julie & Julia é um filme delicioso, que não tem relação alguma com futebol, mas com fazer o que gosta, persistência, parceria, paciência… Um dia, Edi alugou esse filme, que conta a história de duas mulheres. A primeira, Julia Child, interpretada pela sensacional Meryl Streep, é uma americana, em 1948, que vai morar em Paris por conta do trabalho do marido. Sem ter o que fazer ela se interessa por culinária e acaba por se tornar apresentadora de um programa de TV e por escrever um livro de receitas. A segunda, Julie Powell, 50 anos depois, com a vida meio sem rumo, resolve criar um desafio para si: cozinhar todas as 524 receitas do livro de Julia no período de um ano.

Para relatar suas experiências ela cria um blog, onde escreve o que deu certo, o que não deu… Pois esse filme foi a inspiração para a criação do Futebol-Arte. Foi nesse momento em que percebi que gostava de tudo que fazia, mas que não fazia o que mais gostava: pesquisar e escrever sobre futebol, sobre a vida.

Alguns dias depois teve início a Copa da África e logo em seguida, esse blog. Me impûs o compromisso de atualizar o blog todos os dias, com ao menos um novo post. Nesse período, tive a ajuda de várias pessoas; aos poucos, uma boa equipe foi se formando ao meu redor nesse projeto. Edi muitas vezes fez críticas e sugestões sobre o estilo da escrita, cobrando que eu “soltasse a mão” e a emoção ao escrever. Marcos, na parte técnica, instalando plugins, me ajudando a divulgar e a profissionalizar o projeto. Minha pequena Ceci incentivando e vibrando a cada post como vibra com os gols do nosso time, Geraldo ajudando a manter o blog no ar, resolvendo as questões burocráticas com os provedores, Maiquel e seu Acervo do Futebol ajudando de várias formas, Filipe com a nova arte do blog (entra no ar em alguns dias), o pessoal da Doka, Brunn, que fez essa caricatura, o pessoal do MEMOFUT, com sua generosidade, compartilhando conhecimento sobre o tema e alunos e mais um monte de gente incentivando, sugerindo temas, deixando comentários…

Hoje, meu aniversário, eu quis compartilhar com os leitores essas informações, além de “homenagear” e agradecer a quem tanto tem me ajudado. Para finalizar, convenhamos, escrever para o Futebol-Arte é bem mais fácil do que preparar receitas gastronômicas e ainda ter que escrever a respeito. Com a vantagem adicional de que não engorda.

COMPARTILHAR
Post anteriorMoraes Moreira e a bola
Próximo postBriga da Justiça – Cap. 5
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.

40 COMENTÁRIOS

  1. Ricardo,

    É apaixonante ler histórias como a sua e o paralelo com o filme reforça a idéia de que já é um sucesso, mesmo que ninguém saiba (o que já sei que não é o caso do seu blog. E espero que o número de visitas aumente ainda mais e haja repercussão em outros cantos do planeta bola).
    Abraçar uma causa com dedicação é difícil, mesmo quando apaixonado por ela.

    Parabéns por ambos (blog e aniversário, obviamente, mas também pela dedicação exemplar).

    Abraços.

  2. Primeiramente, parabéns pelo seu aniversário!!
    Adorei o post e a história do blog!
    Aliás, me bateu uma certa ‘emoçãozinha’ ao citar a Edi e a Ceci. E qdo cliquei nas páginas, falando sobre as duas, especialmente, me emocionei mais ainda!
    É assim que deve ser. Quem escreve precisa passar seus sentimentos, escrever pelo coração… desta maneira, a pessoa que irá ler conseguirá sentir tudo isso!

    Sucesso!

    Um beijão da prima torta aqui,
    Anna Helena

  3. Filho, nesta data querida, mal sabia o quanto de alegrias vc ia me dar, pela sua generosidade,inteligência e talento.
    Desde pequeno sempre elogiado pelo seu português corretissimo, e facilidade de expresar o que quer colocar no papel.
    Felicidades não só pelo niver , mas também pelo blog, que traz com simplicidade, e propriedade os assuntos ligados a sua paixão, o futebol.
    Beijos de quem te ama muito
    mãe
    P.S. adorei a caricatura

  4. Queria que soubesse que de vez em quando apareço aqui e dou uma olhada nos seus posts.
    Não tenho muito o que opinar sobre futebol, embora como uma corintiana de berço as vezes dou meus pitacos, aliás, 101 anos ontem hein! (por favor sem piadinhas sobre estadio e libertadores ok?)
    Mas o motivo que me traz aqui hoje é outro.
    Eu como chef de cozinha posso dizer com propriedade que, preparar pratos gastronomicos nem sempre é facil.
    Mas manter um blog de qualidade e conteúdo como o seu é muito mais difícil e trabalhoso.
    Parabéns pelo blog, e Parabéns pelo seu aniversário.
    Que a cada novo dia você tenha motivações para correr atrás dos seus objetivos.
    Que você continue sendo esse cara fantástico, um pai exemplar e um marido (tenho certeza) especial que Deus continue te abençoando e protegendo.
    Que você continue sonhando e realizando..
    Parabéns e vamo que vamo!!

    Bjks

  5. Ricardo,

    parabéns pelo seu aniversário e também pelo blog!! Não conhecia e agora passarei a acompanhá-lo mais de perto!
    Belo trabalho!!

    Acredito muito na importância de dedicarmos tempo não apenas ao que devemos fazer, mas também ao que nos dá prazer de fazer!

    Grande abraço e mais uma vez, parabens!!
    Guilherme (da Má.. rs)

  6. Parabéns, Ri!!!

    Tanto pelo aniversário quanto pelo blog!! Aliás, achei a caricatura ótima…hahahah
    Muito bom quando a gente tem um time bom do nosso lado, né? Parabéns a todos que te ajudam ou ajudaram ou ainda vão ajudar a transformar seus sonhos em realidades…
    Beijos
    Bá e família!!

  7. Ricardo,
    eu acho que nunca comentei no blog mas acompanho sua trajetória, primeiro porque é maridão da minha amiga querida, Edi, depois porque voce é muito amável e simpático, em terceiro porque ADORO ler cronicas sobre futebol e depois, o mais comovente argumento: voce também é palmeirense! Eh! Porco, Eh! Porco!
    Parabéns por tudo isso!
    Um beijo,
    Márcia

  8. Ricardo,

    Que história linda. Que neste dia vc possa receber todas as bençãos dos céus. Muita saúde, alegrias, paz e principalmente criatividade para continuar a manter o blog que está muito bacana.

    Um forte abraço e PARABÉNS!!!!1

    Dos amigos, Rodrigo e Érica.

  9. Ric,Ric, Ric!!!

    Parabéns e muitas felicidades. Assim como em vários jogos, um dia perdemos, em outro ganhamos, mas o amor ao time e ao esporte faz com que continuemos torcendo e acreditando na próxima partida.
    Que você continue sendo esse cara campeão e que a vida lhe traga muitas felicidades e oportunidades.
    Um grande abraço,
    XAN

  10. Ricardo, parabens pelo seu aniversario e pela pessoa bacana que vc eh !
    O seu blog eh muito bom, indico sempre para amigos quando falamos de futebol e como tbm esta de aniversario, parabens pelo FUTEBOL ARTE!
    Ah, uma receita para o momento culinaria do blog: Para assar um porquinho eh so colocar maça na boca dele e BOTAFOGO, BOTAFOOGO…
    Valew
    Andre

  11. Oi Ric!! Feliz Aniversárioooooooooo pelo seu dia… e Parabéns pelo seu blog!!!

    Foi também “sua Edi” quem trouxe para o meu arquivo o filme Julie & Julia, quando nos aventurávamos no preparo do “Crustule”. Porém, no meu caso a inspiração foi apenas para continuar brincando com a arte culinária, usando muita manteiga (quando a receita permite uso a light rsrs). Um blog com minhas experiências??? Hummm, para mim é bem mais fácil preparar receitas gastronômicas 😉

    Felicidades e Sucesso… para você!!! Beijão

  12. Ri, que fofo esse post. Fofuuuuuuu demais! Eu adoro o seu blog e acho que a sua equipe manda muito bem porque os posts estão cada vez melhores. Saiba que você é meu mais fundamentado e fiel formador de opinião futebolística. Em caso de dúvida nesse assunto, eu cito o seu endereço digital. Todo sucesso para você e para seu blog, espero poder comemorar muitos outros anivesários on-line. Beijos

  13. Grande Roca,
    Parabéns!!! 2x, pelo aniversário e pelo blog. Isso q vc relatou é um grande exemplo de q tem q se correr atrás mesmo do q se gosta e de do q se quer. Ah, adorei a caricatura, apesar de q ficaria melhor me preto e branco. Um grande abraço e bj nas meninas.

  14. Ricardo, sou fã de seu blog , acompanho desde o inicio e imagino que não é fácil colocar um post por dia. Seu blog é uma aula de futebol. Parabéns pelo empenho, pela competência e pelo resultado que nos encanta a todos. Muitos anos de vida ao seu blog. Só vejo um defeito: ser verde!
    beijos
    Cisele

  15. Ricardo!!

    Aqui é Gi,do Museu da Pessoa, amiga da Edi. Parabéns pelo seu aniversário! E Parabéns pelo blog!! Sabia que no ano passado pedindo indicações para os amigos de blog legais, a Edi me falou do seu. Levei seus textos para adolescentes de Heliopólis. Lá trabalhava com eles a questão da leitura e da escrita. E eles adoraram seu texto!

    Continue iluminando os cantos do futebol e caminhos da literatura!
    Beijos,
    Gi