Futebol-Arte no Blog Action Day*

2
718

O tema do post de hoje é Água, definido pelo Blog Action Day para 2010. O desafio era relacionar futebol e água, mas nos dias de hoje a discussão sobre sustentabilidade ganhou as ruas e… os estádios.

As iniciativas para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos sustentáveis também vem sendo incorporadas na construção e reforma dos estádios e arenas, como são chamados hoje em dia. Utilização de energia solar ou energias alternativas, reciclagem de resíduos, utilização de matérias-primas sustentáveis, aproveitamento do relevo original e aumento das áreas gramadas no entorno são apenas algumas das muitas iniciativas que tem sido implementadas. A água surge como a estrela dessa tendência, seja por meio de sistemas de captação das águas pluviais para rega do gramado e do paisagismo do local, seja pelos novos sistemas (muito mais eficientes) de drenagem e irrigação do gramado.

A foto é do estádio construído em Kent que, além das iniciativas já citadas, foi construído com dois lagos artificiais que funcionam como piscinões, armazenando água para os períodos de menos chuvas, atraindo flora e fauna nativa e embelezando e valorizando o entorno. Que a enxurrada de dinheiro que será gasta nos nossos estádios para a Copa 2014 ao menos leve em conta esses conceitos.

(*) O Blog Action Day é um evento anual que une blogs e blogueiros de todo o mundo na discussão de um único assunto. Seu objetivo é conscientizar as pessoas acerca de determinado tema que tenha grande relevância e impacto em nossas vidas.

Blog Action Day. Uma questão. Um dia. Milhares de vozes.

2 COMENTÁRIOS